Por meio de iniciativa, jovens devem resolver 4 desafios com objetivo de estimular a leitura
BM Comunicação
Incentivar a leitura, promover o intercâmbio entre jovens de diferentes localidades e transformá-los em mobilizadores culturais em suas regiões, esses são alguns dos objetivos do projeto “Lê Comigo”. Criada pelos jovens Mateus, Maria e Pedro Foz Caltabiano, com o apoio de sua mãe, Susana, Foz Caltabiano, que hoje a dirige, a iniciativa cresceu e desenvolveu uma metodologia própria, focada no protagonismo de jovens estudantes.
Primeiro, eles são sensibilizados quanto à importância da leitura pelos facilitadores do projeto. Depois, assumem a postura de multiplicadores ao compartilharem suas experiências com jovens de outras escolas, além de visitarem unidades de ensino infantil para estimular, desde cedo, o gosto pela leitura e, também, ao promover ações de coleta e distribuição gratuita de livros junto as suas comunidades.
“Se a gente garante que o Brasil se torne um país leitor, vamos conseguir dar muitos passos naquilo que se entende por uma formação cidadã, para que os jovens possam colocar a sua potência no mundo, colocar seus talentos a serviço da nossa sociedade”, resume o coordenador pedagógico do projeto, Bira Azevedo.