A LêComigo nasceu de uma ideia de três irmãos adolescentes. Uma história única, que tem no seu DNA o protagonismo jovem.
A Associação foi criada de forma espontânea, como um desdobramento natural das descobertas desses três jovens sobre novos “Brasis”, novas realidades culturais, naturais e humanas. E a partir de experiências ricas e reveladoras pelas quais os três passaram ao viajar pelo interior do país.
Em um momento difícil pelo qual temos passado, sem tantas perspectivas para boa parte dos jovens brasileiros, a LêComigo surge a partir da ação cidadã de jovens, que se encontram para descobrir, debater, questionar, transformar e se divertir, tudo ao mesmo tempo!
Em 2013, Mateus, Maria e Pedro, de 15, 13 e 11 anos, tiveram a ideia de arrecadar livros usados entre amigos e pessoas conhecidas. Depois de alguns meses de muito trabalho e uma grande campanha de arrecadação, conseguiram quase cinco mil exemplares. Para fazer a distribuição, embarcaram com a família em uma grande viagem de carro pelo Brasil.
A família viveu uma jornada de 40 dias, passando por comunidades quilombolas, aldeias indígenas, parques nacionais e regiões ribeirinhas. Passaram pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Maranhão.
Ao longo da viagem, eles perceberam que toda aquela experiência se tratava de ajudar na criação de bibliotecas em escolas públicas. Mas, muito além disso, eles conheceram a grande experiência do encontro, de fazer novas amizades, serem acolhidos com alegria e desenvolverem uma ferramenta que anda cada vez mais em falta no mundo: a EMPATIA
2019. Associação Lêcomigo © Todos direitos reservados.